O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, através do seu Observatório Permanente da Justiça, elaborou um estudo que avalia as condições de trabalho dos magistrados e magistradas do Ministério Público a exercer funções nos tribunais, incluindo o impacto do desgaste profissional e do fenómeno de burnout.
O estudo resulta de uma parceria entre o CES, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) e a Procuradoria-Geral da República, tendo como objetivo identificar os principais constrangimentos e desafios enfrentados no exercício das funções do Ministério Público.
A Direção Nacional do SMMP partilha agora com os seus associados o relatório final deste estudo, sublinhando a importância das conclusões e recomendações apresentadas.
O SMMP irá pugnar junto da Procuradoria-Geral da República, do Conselho Superior do Ministério Público e do Ministério da Justiça pela implementação das recomendações constantes do relatório, tendo já sido solicitada uma audiência à Senhora Ministra da Justiça para discussão dos seus resultados.

